A utilização de CARGAS EXTERNAS permite aumentos de FORÇA, VELOCIDADE, COORDENAÇÃO, POTÊNCIA, entre outras capacidades traduzíveis em melhorias da SAÚDE.

Por isso mesmo, o Halterofilismo - modalidade desportiva de levantamento de cargas pesadas - assume um papel tão central nos nossos treinos.

Estes treinos têm uma duração de cerca de 2 HORAS e não mais do que 6 a 8 ATLETAS (dependendo do nível técnico em que estão). Os interessados (atletas da Box ou externos) devem confirmar as suas RESERVAS mediante respetivo pagamento NA BOX.  

Temos consciência de que a atitude “poderosa” e “destemida” com que os nossos atletas se entregam às barras e à carga pode assustar muitos dos nossos praticantes mais recentes! 

No entanto, preparem-se! Também eles reagiram assim inicialmente... Hoje, a vontade e o prazer que sentem em progredir nos seus treinos através do aperfeiçoamento de técnicas exigentes e altamente desafiantes levou-nos a criar o IRONBOX BARBELL CLUB: TREINOS DE ESPECIALIDADE de HALTEROFILISMO.

Na sua versão moderna, o Halterofilismo consiste na execução de dois tipos de levantamentos: o Snatch (arranque) e o Clean & Jerk (arremesso).

SNATCH

Consiste em levantar a barra do chão até cima da cabeça num movimento único.

No Snatch, o atleta puxa a barra do chão até cerca da altura da sua bacia e, num “salto de descida” muito rápido, coloca-se debaixo da barra e recepciona a carga acima da sua cabeça, em agachamento e de braços bem esticados. O levantamento está concluído depois de empurrar a barra para cima até à posição de pé.

Wheightlifting Challenge 4Wheightlifting Challenge 3



CLEAN & JERK

Consiste em levantar a barra do chão até cima da cabeça em duas fases distintas: a do Clean e a do Jerk.

Na primeira fase - a do Clean - o atleta puxa a barra do chão até cerca da altura da sua bacia E salta rapidamente para baixo da barra, recepcionando-a em agachamento frontal para então se levantar.

Na segunda fase - a do Jerknum salto, o atleta eleva a barra acima da cabeça esticando os braços e colocando-se novamente por baixo da barra. Neste movimento, faz um split: um salto em que avança uma perna e recua a outra.

O levantamento está concluído quando o atleta volta a juntar os pés até à posição de pé, mantendo os braços esticados com a carga acima da cabeça.

Wheightlifting Challenge 5Wheightlifting Challenge 2