O IronBox Movement Project surge da máxima de que MORE IS NOT BETTER. BETTER IS BETTER. É um espaço de investigação, exploração e criação. Dentro da filosofia conhecida como Movement Culture (Ido portal). Isolando, integrando e improvisando movimentos, devolvemos ao corpo a harmonia e liberdade necessárias a uma das formas mais básicas de expressão humana: o movimento.

"(...) sentimentos são expressões de emoções. E as emoções são movimentos, motions. Emoções são o movimento-base. Se eu atacar a bactéria, a bactéria reage da mesa maneira, move-se. Defende-se. (...) As emoções começaram aproximadamente há 3,9 milhões de anos. Com criaturas que que viveram nesta terra as suas vidas complexas, capazes de sociabilidade, , de estabelecerem conexões, de criarem alianças ou traições. Apesar de as raízes serem as mesmas, organismos unicelulares não foram capazes de orar culturas porque lhes faltava a parte do sentimento, a capacidade de criarem uma experiência."

António Damásio , in "A Estranha Ordem das Coisas", 2017

 

 

"Improvisation is the human condition. You’re born. You die. And in-between you improvise"

Ido Portal, (Mo)tion (Lisbon, 2017)

You know what puts people in nursing homes is frailty and feebleness. It’s the inability to stand, to squat, to get things off the ground. I think what we’re all looking for is not just a LONGER life, but a BETTER life.

Greg Glassman, CrossFit Founder, 2014