O CrossFit é um programa que potencia todas as capacidades físicas humanas: resistência cardiovascular e respiratória, força, velocidade, potência, mobilidade, flexibilidade, coordenação, agilidade e precisão.

Desenvolvido para a preparação física das forças militares, policiais e bombeiros norte americanas durante a década de 80, foi adaptado e em 2000 invadiu o mundo do fitness.

É caracterizado por treinos que recorrem a MOVIMENTOS FUNCIONAIS, CONSTANTEMENTE VARIADOS e a ALTA INTENSIDADE (relativa). Todos os treinos de CrossFit têm por base:

1. MOVIMENTOS GÍMNICOS - trabalho com o peso do próprio corpo

2. MOVIMENTOS HALTEROFILISMO - trabalho com cargas externas

3. PROCESSOS METABÓLICOS - corrida, remo, etc.

Transportar o máximo de carga possível na máxima distância possível no mínimo tempo possível é o que permite traduzir em RESULTADOS MENSURÁVEIS - peso, distância e tempo - a evolução da condição física de cada praticante.

A INTENSIDADE é essencial aos resultados e é medida dividindo o trabalho pelo tempo (potência). Quanto mais consigo fazer em menos tempo, ou quanto mais energia consigo aplicar à tarefa, mais intenso é o trabalho.

Associando, constante variabilidade da tarefa, movimentos funcionais e intensidade, os ganhos de condição física, psicológica, emocional e comportamental são surpreendentes.

O CrossFit assenta em dados objetivos. Numa das paredes da nossa Box, cada atleta regista todos os dias os resultados do seu treino num quadro para o efeito.

Mas o CrossFit é bastante mais do que treino. É uma forma de estar na vida e uma Comunidade que se identifica com comportamentos mais saudáveis e um vida mais ativa e rica em laços pessoais.