O CrossFit é um programa que potencia todas as capacidades físicas humanas: resistência cardiovascular e respiratória, força, velocidade potência, mobilidade, flexibilidade, coordenação, agilidade e precisão.

Desenvolvido para a preparação física das forças militares, policiais e bombeiros norte americanas durante a década de 80, foi adaptado e invadiu o mundo do fitness em 2000.

É caracterizado por planos de treino de MOVIMENTOS FUNCIONAIS, CONSTANTEMENTE VARIADOS e de ALTA INTENSIDADE (relativa). Todos os treinos de CrossFit têm por base:

1. MOVIMENTOS GÍMNICOS - trabalho com o peso do próprio corpo

2. MOVIMENTOS HALTEROFILISMO - trabalho com cargas externas

3. PROCESSOS METABÓLICOS - corrida, remo, etc.

Transportar o máximo de carga possível na máxima distância possível no mínimo tempo possível é o que permite traduzir em resultados mensuráveis - peso, distância e tempo - a evolução da condição física de cada praticante.

A INTENSIDADE é essencial aos resultados e é medida dividindo o trabalho pelo tempo (potência). Quanto mais consigo fazer em menos tempo, ou quanto mais energia consigo aplicar à tarefa, mais intenso é o trabalho.

Associando, constante variabilidade da tarefa, movimentos funcionais e intensidade, os ganhos de condição física, psicológica, emocional e comportamental são dramáticos.

O CrossFit assenta em dados objetivos. Numa das paredes da nossa Box, cada atleta regista todos os dias os resultados do seu treino.