Leonor Madeira

"CrossFit has allowed me to grow humble! It threw me to weird areas of biomechanics, movement analysis and out of the box approaches... It has set me free to observe, to question, to doubt, to try and try and try and try... to focus, to be calm and patient!

It showed me how unique each person is! How wonderful each person can move and how impossible it is to go further without jumping overboard...

It has shocked me with the bunch I LEARN every day and the huge amount I still DO NOT KNOW... And this is amazingly motivating!"

Leonor Madeira é Preparadora Física há cerca de duas décadas, como instrutora de aulas de grupo e de Treino Personalizado. Iniciou a sua formação académica em 1994-98 na área das ciências do comportamento, com a Licenciatura em Antropologia (ISCSP – UL) e em 2010 ingressou no Mestrado em Psicologia do Desporto (FMH – UL).

Neta de um catedrático em anatomia da Faculdade de Medicina de Coimbra (cidade onde foi nascer), cresceu a ouvir histórias sobre a maravilha que é o corpo humano. Na dança aprendeu como este traduz em movimento o que é e o que sente. Na especialização em Antropologia Biológica conheceu o percurso evolutivo dos proxímios aos homnídos e às formas humanas anatomicamente modernas. Influências que a ajudaram a desenvolver uma perspetiva e uma abordagem muito particular e ecológica do corpo, do movimento e do treino.

A prática de atividade física acompanhou-a toda a vida. Foi bailarina de dança contemporânea e atleta de competição de natação, vela e natação sincronizada. Iniciou-se nos desportos de combate onde rapidamente passou de atleta a preparadora física de atletas de KickBoxing. Em 2013, já na categoria de Master, regressa às competições na modalidade de halterofilismo.

Tornou-se treinadora e preparadora física porque não resiste à tentação de provar que todos podem ser melhores versões de si próprios. Muitas vezes só basta encontrar a ajuda certa...

Encontrou no CrossFit (CrossFit Trainer Level 1CrossFit Trainer Level 2 (Coach Prep) CF Gymnastics, CF Kids, CF Competitors, CF Weightlifting) uma abordagem funcional, sólida, tecnicamente exigente e libertadora. Sem preconceitos, sem barreiras nem constrangimentos teóricos, concetuais ou técnicos. Características que, na sua opinião, facilitam a promoção de saúde e a otimização da performance. Mas que, por outro lado, exige profissionais altamente qualificados e responsáveis.

Considera o conceito de "Box" uma alternativa bastante mais interessante do que os tradicionais ginásios e centros de fitness comerciais onde acredita ser mais limitada a capacidade de promoção da saúde. 

Na IronBox CrossFit Alfragide quiz construir uma equipa técnica de excelência. Reunir e estimular profissionais da área para que  cresçam e aprendam juntos. Inspirar praticantes, atletas e comunidade a cultivarem padrões de comportamento mais saudáveis  e que sejam eles próprios modelos de saúde e felicidade para as respetivas famílias, amigos, colegas, vizinhos, comunidade e país.

 

Tiago MartinsTiago Martins é o nosso treinador da especialidade em GYMNASTICS. Natural de Lisboa, Cresceu em Sintra e iniciou o seu percurso desportivo aos 4 anos nas classes de iniciação gímnica. Chegou à Seleção Nacional de Tumbling, onde se manteve ao longo de mais de 20 anos.

O seu percurso desportivo conta com diversas internacionalizações (Campeonatos da Europa e do Mundo). Em 2003 (WAG 2003, Copenhaga), regista a sua melhor marca entrando para o Top 10 Mundial.

Uma tendência artística natural para o movimento e para a representação, levaram-no da alta competição para os palcos das artes circenses. Viveu e trabalhou como performer nos Estados Unidos e em Londres. Em Paris foi director artístico numa escola de novo circo. Na China, trabalhou como performer acrobático e assistente de direção artística. Em 2014 regressou a Portugal “contaminado” por uma nova paixão: o CrossFit! 

Rendido ao CrossFit, aquilo que começou como um complemento à sua atividade profissional “depressa se tornou numa prática muito para além da prática”, diz (CF Level 1, CF Gymnastcs e CF Gymnastics Advanced, Power Monkey Fitness - Dave Durante e GymnasticsBodies com Christopher Sommer)

Foi nos seus próprios treinadores que descobriu o seu percurso profissional: modelos exemplares de comportamento, conduta e caráter. Reconhece a profunda influência que tiveram na sua carreira de atleta, mas sobretudo na sua construção como pessoa. Mais de 25 anos depois, mantém uma forte ligação ao seu ex-treinador e regressa ao seu local de treino de décadas sempre que pode.

Das metodologias de prescrição ao espírito comunitário e da dinâmica dos treinos aos laços de amizade, encontrou nas Boxes de CrossFit um contexto e ambiente muito familiar e semelhante ao que vivera como ginasta de alto rendimento.

Hoje, é cada vez mais no movimento que está o seu focos. Diz, por isso, que “serei sempre e acima de tudo um aluno atento”, aprendendo mais a cada dia com todos aqueles que ensina. Num processo de constante aprendizagem e desenvolvimento, foi precisamente numa formação sobre movimento em 2016 na nossa Box (Movement X by Ido Portal, método que já acompanha há alguns anos) que conheceu a nossa Coach Leonor Madeira. A identificação entre ambos foi evidente e já se adivinhavam projetos em comum. Resultado: o nosso Movement Project.

Diz ter encontrado na IronBox CrossFit Alfragide um espaço “bem localizado, convidativo e recheado de bons profissionais (...) disponíveis para novos projectos e novas linguagens”. A mesma vontade de partilhar experiências, aprendizagens e desenvolver abordagens diversas ao movimento tornou quase inevitável a sua integração na equipa técnica da nossa Box.

 

Lenny NunesLenny Nunes é natural de São Tomé e Príncipe. Vive em Lisboa desde os 5 anos e foi cedo, na escola, que as suas capacidades atléticas se revelaram (em velocidade, 60m barreiras, salto em comprimento, salto em altura, lançamento de peso e estafetas, futebol, basquetebol, voleibol, andebol e badminton).

Aos 12 anos já registava melhores marcas do que muitas das atletas de escalões acima, o que deu origem a algumas pressões e convites para integrar diversos clubes e competir internacionalmente ao mais alto nível. Confessa que nunca gostou desta pressão e aos 19 anos acabou por abandonar o contexto desportivo do atletismo.

Foi também com esta idade que começou a trabalhar. Manteve os seus treinos regulares em casa ou ao ar livre até 2014, ano em que entrou numa Box de CrossFit: a IronBox, recém inaugurada!

Nesta modalidade reconheceu desafios estimulantes e rapidamente regressou às competições como atleta de uma das primeiras Boxes da periferia de Lisboa.

Aos 25 anos começou a conquistar os podium de quase todas as provas nacionais (2014: 4º lugar na Portugal Affiliate League e 3º lugar nos Manz Cross Games; 2015: 1º lugar nos Promofit Games, 1º lugr nos Community Summer Games, 1º lugar nos Manz Cross Games; 2016: 3º lugar nos Community Summer Games e 2º lugar nos Manz Cross Games).

A sua internacionalização começou em equipas na Super Team Cup de Londres e em 2016 continuou no Throwdown Francês em Paris. Muitas mais se hão-de seguir, não temos dúvidas!

Provavelmente fruto da sua personalidade criativa e aventureira, reconheceu no CrossFit o desafio da novidade e da diversidade constantes. É nas competições individuais que se sente mais confortável mas foram as provas de equipas da CrossFit que a atraíram para a modalidade: “a primeira vez que vi CrossFit na net foi uma prova por equipas (...) provas super difíceis mas em equipas o esforço é repartido”.

Em 2015 estreou-se como atleta de Halterofilismo da equipa feminina do nosso IronBox Barbell Club. Em 2016 representou o Clube Esportivo de Carcavelos. Neste ano, já era a atleta feminina -63kg com os melhores resultados de sempre no nosso país. A níveis de competições europeias da especialidade.

Não lhe foi difícil perceber que a sua vida profissional passaria por ser Treinadora de CrossFit. Em 2016 terminou a sua formação de Técnica Especializada em Desporto e fez a formação inicial da CrossFit (CF Level 1).

É treinadora porque gosta de partilhar a sua experiência enquanto atleta. Não apenas no que diz respeito aos resultados desportivos, mas sobretudo ao processo: desde o estabelecimento de objetivos, à motivação e ao focos naquilo que é preciso para ter sucesso.

Nem sempre um bom atleta dá um bom treinador. Mas neste caso tem dado! No CrossFit encontrou a diversidade que a entusiasma, os desafios que a mantêm interessada e os atletas que a estimulam.

Diz que a IronBox CrossFit Alfragide foi a sua primeira casa no CrossFit e acredita que “o meu regresso estava destinado!”. Desta vez não apenas como atleta mas também como treinadora. A sua boa onda, tranquilidade, atenção e sorriso sempre rasgado contagiam todos aqueles que consigo convivem diariamente: colegas e alunos!

 

Pedro Silva nasceu em Vila Nova de Gaia mas foi em Espinho que passou a sua infância e adolescência. Desde muito cedo que sonhava ser militar.

Com a piada que lhe é natural, confessa que o seu percurso desportivo não abona nada a seu favor: “até aos 13 anos eu até era muito gordo… comia mal e não me mexia!” Diz lembrar-se de não se sentir nada bem com o excesso de peso mas também não sabe muito bem como é que, de um dia para o outro, resolveu que “já chega de ser gordo! Cortei nas porcarias que comia e comecei a mexer-me.”.

Atirou-se às ondas do mar de Espinho onde passava grande parte do seu tempo no Bodyboard. Mais tarde iniciou-se no Boxe e foi nesta modalidade que a sua relação com o treino se tornou mais consistente e séria.

Terminado o 12º ano, a faculdade não lhe parecia um grande desafio e o sonho de vir a ser militar fê-lo candidatar-se às Forças Armadas, onde se alistou para os cursos de Fuzileiros e de Rangers. 

Em 2011, durante o curso de Fuzileiros, uma rotura de ligamentos levou-o ao bloco operatório obrigando-o a abandonar a formação.

Sem perspetivas de puder reingresso por falta de concursos de admissão a novos recrutas, em 2012 acaba mesmo na Universidade, onde tirou a licenciatura de Desporto na Escola Superior de Educação de Coimbra.

À procura da intensidade, da rigidez e da disciplina que o atraiu para as Forças Armadas, é nesta cidade que descobre o CrossFit (CrossFit Coimbra).

Desenvolveu o seu estágio Académico em Health Club e numa Box de CrossFit nortenha (Antas CrossFit). Ser treinador de CrossFit era era já um objetivo claro e evidente e por isso foi também nesta modalidade que fez o seu estágio Profissional (CrossFit LX).

Identificou-se com a IronBox pelo projeto que aqui reconheceu. Já nos seguia há alguns anos e manteve-se sempre atento e interessado na nossa dinâmica.

Surgida a oportunidade de integrar a equipa de Coaches da IronBox, agarrou-a. Quem sabe, mais uma inevitabilidade da sua vida… e da nossa...

Na IronBox espera poder partilhar a sua experiência com os seus colegas e alunos e “continuar sempre a ser um aluno também”, como costuma dizer tantas vezes.

  

Andrey Zhakin é o nosso treinador da ESPECIALIDADE em HALTEROFILISMO. Treinador desta modalidade há vários anos, é natural da ex-URSS. Ainda criança, emigrou para França (Nantes) onde se iniciou muito jovem no Atletismo.

A sua experiência desportiva não podia ser mais variada: entre os 8 e os 26 anos praticou modalidades tão diferentes como Hóquei de Gelo, Karaté e outros desportos de combate, Escalada, Ginástica, Basquete, Vólei, Andebol, entre outros. A facilidade com que sempre se adaptou e evoluiu em cada uma destas modalidades desportivas, acabava por torna-las pouco desafiantes... até descobrir o Snatch e o Clean and Jerk!

Ainda em França, tem o primeiro contacto com o Halterofilismo aos 25 anos, modalidade que o faz regressar à Rússia para dar início à sua formação como Treinador de Levantamento de Peso Olímpico (2006 a 2009), no âmbito da qual desenvolveu o respetivo estágio na Olimpic Reserve Moscow (2009-2010).

Na qualidade de Russian Master of Sports para a modalidade de Halterofilismo, começou por orientar a Equipa Regional de Saratov (Rússia) e, desde então, tem vindo a assumir funções de Treinador e Consultor de Levantamento Olímpico em vários lugares do Mundo: França, Portugal, Camboja, Vietnam, Suiça, e Portugal novamente.

Mais do que qualidades de atleta, Andrey revelou desde muito cedo facilidade em orientar outros atletas. Sente um enorme prazer em levar cada atleta que lhe passe pelas mãos ao sucesso, ultrapassando os limites e resolvendo todos os constrangimentos que tantas vezes impedem, mesmo os melhores atletas, de serem ainda melhores.

Integrou a equipa técnica da IronBox CrossFit Alfragide como TREINADOR CONVIDADO da ESPECIALIDADE de HALTEROFILISMO em Novembro de 2014.

Diz ter encontrado na nossa Box um espaço adequado e bem equipado para os Levantamentos Olímpicos. Mas também uma comunidade onde Staff e Atletas estão seriamente interessados em promover a qualidade dos movimentos de Halterofilismo, uma das principais bases da metodologia de treino CrossFit.

 

Rafael Matos - Rafa como todos o conhecemos - é o nosso Nutrition Coach. Nasceu em Cascais mas viveu até aos 5 anos na Covilhã. Foi provavelmente a experiência de criança com excesso de peso que o atirou para as áreas da Nutrição. A sua natureza holística fê-lo prosseguir um trajeto onde pudesse trabalhar em vários campos.

A Nutrição incluía vários dos fatores que mais o estimulam: (i) o conhecimento científico (ii) e acompanhar quem precisa de ajuda para atingir objetivos de saúde e/ou de performance.

É Licenciado em Ciências da Nutrição (Cédula 3289N), certificado em nutrição desportiva pelo Tudor Bompa Institute  - Sports Nutrition Expert (TBI - CSNE), trabalha na Gold Nutrition numa função que explica como "sou o homem das fórmulas"... e dá consultas de nutrição.

Até aos 6 anos, a atividade física era uma constante da sua vida quotidiana: a bicicleta, os mergulhos no rio, jogar à bola com os amigos. Mas a mudança para Lisboa alterou profundamente os seus padrões alimentares e de movimento. Ganhou peso e, confessa, “a adaptação não foi fácil”.

Durante a adolescência praticou karaté e natação mas “sempre sem grande entusiasmo”, confessa. O futebol acabou por ser a modalidade onde se entusiasmou e onde sentiu melhorias na composição corporal. Aborrecido com o treino clássico de ginásio e respetivas inconsequências, “fui com um amigo experimentar o CrossFit”. Nunca pensou gostar da componente social de uma Box mas hoje não tem dúvidas de que, pelo menos para si, é uma das dimensões mais motivantes do CrossFit.

Profissionalmente foi também nos praticantes desta modalidade que encontrou o entusiasmo das consultas de nutrição que “não se resume à estética mas sim à saúde e performance, algo que a mim - como profissional e como atleta - me dá muito mais prazer.” Por outro lado, “existe também um grande conhecimento de nutrição por parte dos atletas (de CrossFit) o que torna mais fácil a comunicação. A transmissão da mensagem que queremos passar é mais eficaz, tanto no plano personalizado como na consulta.

Juntou-se ao projeto da IronBox CrossFit Alfragide pela “amabilidade e confiança por parte do todos na IronBox, o que me permite exercer a minha função com tranquilidade e com vontade de evoluir em conjunto. Esta evolução tem-me permitido abordar cada caso com o máximo detalhe possível.

Sendo a base do treino - para não dizer da vida - a nutrição, fez todo o sentido esta partilha entre os treinadores da nossa Box e um Nutrition Coach que olha para cada um dos nossos atletas como uma pessoa única.

 

Joana Moinho é Licenciada em fisioterapia (Escola Superior Tecnologia da Saúde de Coimbra) e pós-graduada em Osteopatia (Académie Therapie Manuelle et Sportiff – ATMS, Belgica). Natural de Leiria, cresceu na pequena vila de Monte Redondo. Com a liberdade das brincadeiras de rua. Dos pés descalços. Das mazelas de uma criancice onde perdeu a conta às vezes que partiu a cabeça a saltar de árvore em árvore. Quem sabe não terá sido a consciência da capacidade regeneradora do seu próprio corpo a tanta queda e trambolhão o que despertou a sua curiosidade para as áreas da fisioterapia?

Compreender em profundidade os mecanismos etiopatofisiológicos da dor e das lesões é uma paixão assumida. Defende abordagens multidisciplinares, globais e intervenções integradoras. O seu percurso é rico em diversas áreas - Terapia Manual Ortopédica de Cyriax, Mulligan (A,BeC) com Carol Stoltz; Posturoterapia (ATMS); Barefoot Rehab; formação em Personal Trainer (CEF); Acupunctura para fisioterapeutas; Mesoterapia Homeopática Antihomotóxica; Dynamic Tapping - entre muitas outras.

Desenvolveu e aplicou inúmeras metodologias de intervenção clínica (Classes de Performance Postural, Health Coaching para diversas modalidades desportivas, curso de Terapia Manual nas Disfunções da Coluna Vertebral - Fisiogaspar). Como coordenadora da área de fisioterapia foi também orientadora de estágios clínicos.

Em 2013 continua o seu percurso profissional a solo. O trabalho com atletas de alto rendimento e a experiência clínica acumuladas levaram-na àquilo que faz hoje: Reprogramação Corporal. Uma metodologia integradora que procura a causa de desconfortos, dor e/ou lesões, prevenir disfunções, recuperar lesões neuromusculoesqueléticas e/ou otimizar a performance desportiva.

A experiência, a qualidade do seu trabalho e a autoria em diversos artigos e publicações da especialidade, têm-na catapultado também para as áreas da consultoria e formação.

Foi num curso da Rehabilitation Prague School (Dynamic Nuromuscular Stabilization – DNS), em Março de 2016, que Joana Moinho e a nossa Coach Leonor Madeira se cruzaram. Rapidamente reconheceram uma na outra a mesma visão integradora e o entusiasmo pelo trabalho multidisciplinar. Mas foi sobretudo uma abordagem muito semelhante ao corpo e ao movimento o gatilho necessário para iniciarem um projeto em conjunto: o Rebooting Project!

Joana Moinho junta-se à Ironbox Crossfit Alfragide porque “acredito na qualidade técnica desenvolvida pelos profissionais desta Box que todos os dias trazem mais saúde aos seus atletas (...) e que também têm por base a mesma premissa do que eu. A de que o “movimento cura”!”, diz-nos. Na IronBox encontrou uma filosofia igualmente integradora entre o treino e a saúde. Não faria sentido nenhum não trabalharmos juntos e os nossos atletas são o melhor testemunho desta parceria!

 


Sérgio Veloso
 é Nutrition Coach. Licenciado em Biologia Celular e Biotecnologia (FC - UL), especializou-se nas áreas do Metabolismo e Nutrição. Áreas em que leciona como professor convidado na Universidade Lusófona (CESPU) e na Universidade Europeia.

A sua vocação para a área da Nutrição não foi um acaso. Com historial de obesidade severa na adolescência, dedicou-se desde cedo às barreiras metabólicas e hormonais para perda de peso e otimização da composição corporal. Acredita fielmente que não existem “metabolismos estragados” e que os resultados estão ao alcance de todos, desde que com a devida orientação.

Da sua paixão pessoal pelo treino, vem a sua dedicação à área da Nutrição Desportiva, Performance e Fitness. Atualmente, a consultoria a treinadores e atletas ocupa grande parte da sua atividade profissional em contexto nacional e internacional.

Colabora como formador em vários cursos de Nutrição Desportiva, Composição Corporal, Bioquímica Nutricional e Metabolismo (Curso Avançado em Nutrição Clínica da Nutriscience; Certificação Internacional em Nutrição Desportiva com o Tudor Bompa Institute; WellX ProSchool; e Nutriscience).

É consultor e formador para a indústria de suplementos alimentares e autor do blogue Fat New World, através do qual os seus conhecimentos, a sua história e a sua mais valia para o mercado do Desporto e do Fitness se tornaram evidências públicas.

Sérgio Veloso junta-se à IronBox CrossFit Alfragide por acreditar que o sucesso está na tríade Nutrição/Dieta - Exercício - Mind-set, o que no fundo se alinha totalmente com o espírito desta Box. É a trabalhar em centros de actividade física que se sente bem e em casa. É nestes contextos que considera haver mais ferramentas para ajudar qualquer pessoa a atingir os seus objetivos, seja de saúde, seja de performance.